Mito ou verdade: dormir de soutien é prejudicial? Enquanto algumas mulheres não veem a hora de chegar em casa para poder retirar o soutien, outras não dispensam a peça nem mesmo para dormir.

Enquanto algumas mulheres não veem a hora de chegar em casa para poder retirar o soutien, outras não dispensam a peça nem mesmo para dormir na esperança de que a lingerie possa ser uma aliada no combate aos efeitos da gravidade. A questão ainda é controversa e a dúvida se o ato é benéfico ou prejudicial persiste enquanto alguns profissionais de saúde defendem a prática e outros a abominam.

Prática não traz benefícios nem desvantagens

A verdade é que não existe comprovação de que dormir usando o soutien é capaz de prevenir a flacidez e o aparecimento de rugas no colo, mantendo os seios firmes por mais tempo. Porém, também não é provado que usar a peça durante o sono tenha qualquer tipo de efeito negativo. Ou seja, a escolha é pessoal. Mulheres que preferem dormir com os seios livres não precisam se preocupar, enquanto aquelas que optam por usar o soutien podem continuar com a prática.

Existe uma linha de pesquisa que afirma que o uso do soutien pode comprimir gânglios e vasos linfáticos, impedindo que o organismo filtre e elimine as toxinas naturalmente através da drenagem linfática. Como este processo é realizado principalmente durante a noite, há a teoria de que a prática aumenta a suscetibilidade a retenção de líquidos. Mesmo assim, não há base científica para essa afirmação.

Mulher deve se sentir confortável durante a noite

O uso do soutien durante a noite é especialmente eficaz para quem possui seios muito volumosos, pois consegue acomodá-los e deixa a mulher muito mais confortável. O importante é escolher o tamanho adequado para não comprimir as mamas nem impedir a livre circulação sanguínea. Mas é melhor não apostar na prática como garantia de manter os seios empinados por mais tempo, visto que o tempo e a gravidade são implacáveis.

Caso opte por dormir de soutien, dê preferência a modelos feitos em tecidos mais agradáveis ao toque sobre a pele, como o algodão, e que não tenham aros nem costuras. O ideal é que a peça tenha laterais e alças mais largas e reforçadas para aumentar a sustentação dos seios e seja livre de qualquer detalhe que possa incomodar durante a noite, como lacinhos ou acessórios. Lembre que o conforto é fundamental para garantir um sono tranquilo.

Deixe um comentário