Outubro rosa: conscientize-se sobre o câncer de mama A campanha Outubro Rosa surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, com o objetivo de estimular as mulheres a realizarem o auto-exame para controle do câncer de mama.

A campanha Outubro Rosa surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, com o objetivo de estimular as mulheres a realizarem o auto-exame para controle do câncer de mama. Desde então, o movimento ganhou o mundo e, hoje em dia, ainda é celebrado anualmente como forma de compartilhar informações sobre a doença e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.

Câncer de mama é o tipo mais frequente entre mulheres

O câncer de mama é o tipo mais frequente da doença entre mulheres ao redor do mundo inteiro. Somente no Brasil, é esperado que 57 mil novos casos sejam detectados apenas no ano de 2015 entre jovens, adultas e idosas. Ou seja, não há mais um grupo de risco específico. Justamente por isso, a prevenção é tão importante, visto que quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

Entre os fatores mais comuns que contribuem para o surgimento do câncer de mama estão histórico familiar, obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, gravidez tardia aliada ao fato de não ter amamentado. Então, levar uma vida saudável, com alimentação balanceada e prática regular de atividade física, além da realização da mamografia periodicamente em mulheres com mais de 50 anos, é o primeiro passo para se prevenir contra a doença.

Auto-exame facilita o diagnóstico precoce

O auto-exame de toque diário também é muito importante. Em frente ao espelho ou durante o banho, a mulher deve procurar por sinais como a saída espontânea de líquido dos mamilos, pequenos nódulos ou caroços fixos, endurecidos e, geralmente, indolores, qualquer tipo de alteração nos mamilos, nódulos na região embaixo das axilas ou no pescoço e reparar se a pele dos seios está avermelhada ou retraída.

Ao notar um destes sinais ou qualquer outra forma estranha, que possa indicar o aparecimento do câncer de mama, é fundamental procurar por um médico o mais rápido possível. O profissional especializado poderá solicitar exames específicos e dar um diagnóstico preciso. Se a doença for de fato detectada, o tratamento deverá ser iniciado imediatamente. Lembre-se: o auto-exame pode salvar sua vida.

Deixe um comentário